Ser Brasil

BLOG SERBRASIL

Ser Brasilitária é ter a coragem de encontrar o Fio da Meada
Quem lê o mundo e o modo como se organiza, Ouve (através de encontros e conversas) e Vê de maneira aberta e sem pré-conceitos nunca está sozinho.

Ser Brasilitária é acreditar em primeiro lugar em si, nos seus sonhos, empreender e saber que logo ali, encontrará um mundo de possibilidades. Basta ousar e lançar-se ao mundo, saindo de trás dos muros, ir para rua, conversar com todos, seguir caminhos diferentes, trilhas incomuns, sinais, rumores e acima de tudo usar a intuição do que vem a ser a sua maior vocação. Descubra-se. Dispa-se de egos e vaidades. Disponha-se a ser um “pontinho” ligando-se a um outro e formando a grande rede do conhecimento solidário.

Flavia Wass Jornalista e idealizadora do projeto Brasilitária: O Fio da Meada É Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir.

Encontre o seu!


"A linguagem não é um simples acompanhante, mas um fio profundamente tecido na trama do pensamento." Linguista Dinamarques Louis Hjelmslev

APOIOS


Ajudando a tecer

Encontre o Fio da Meada: Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir forma indivíduos que reconhecerão as suas raízes, essências e organiza futuros empreendedores do seu saber. Contamos com apoios, parcerias e patrocínio de empresas empenhadas e comprometidas com a responsabilidade social e mais: é primordial, que contenham em sua filosofia empresarial paradigmas relacionados ao bem-estar humano, a alegria, a informação, a nossa origem brasileira, um significado e, acima de tudo, valorizando o que temos de melhor no País, o ser humano!

Formando a Teia para o Entusiasmo na caminhada

O projeto Fio da Meada: Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir busca atender a formação dos futuros trabalhadores, empreendedores, criativos seres humanos, preparados para um novo mundo de oportunidades, pois segundo pesquisa realizada, isolados em instituições de ensino e preocupados com o "sucesso" individual, estão desconectados da realidade coletiva, colaborativa e solidária.


"Se pode dar somente um presente ao teu filho, que seja o entusiasmo." Bruce Barton

sábado, 12 de março de 2011

Curso Extensão do DLLE ( Departamento Lingua Literatura Estrangeira), no CCE ( Centro Comunicação Expressão) UFSC ( Universidade Federal Santa Catarina).



Um convite à cidadania


Prezados cidadãos, 

A jornalista Flavia Wasserman, apoiada em pesquisas e estudos que está desenvolvendo no Brasil e no exterior, sob supervisão do professor e sociólogo Domenico De Masi, em sua escola S3 Studium, líder em formação, eventos, comunicação e pesquisa, coligada a Universidade La Sapienza di Roma idealizou o projeto
Trova il filo della Matassa” / Encontre o fio da meada: Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir, o qual coloca seu foco, comenta e almeja ampliar a visão de como fazemos a leitura da nossa sociedade a nível da Qualidade, Ética e Estética da Comunicação.
Dirigido a jovens, prestes a sair da escola e tem dúvida na profissão, como é o “mercado”, comportar-se de que maneira, quais valores acreditar ou seguir, quando tiverem a responsabilidade da escolha e opção de um trabalho a exercer.
Enfrentando uma série de vivências, em forma de teatro, vídeos, cinema e total mergulho no desvendar dos mecanismos, instrumentos e forma da Qualidade e Est(é)tica da Comunicação, a turma está apta a fazer escolhas, ciente dos verdadeiros valores e ética a perseguir. Estes jovens terão opções de estagiar onde escolherem, após vivenciarem a experiência do “Trova il filo della Matassa”, assim como as empresas, órgãos públicos e universidades estarão interagindo com estas sementes e contribuindo para o futuro de um cidadão mais consciente, em uma ação social, prática e efetiva.Formando uma grande rede mundial, estes estudantes ficarão conectados, além de bem cedo, terem a oportunidade de visitarem outros paises, saberem o que é trabalhar e o que é o mundo prático do trabalho.

O Encontre o Fio da Meada: Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir  seguirá com a aplicação na Itália, Portugal e Cabo Verde, na África.
O projeto servirá para formação dos futuros trabalhadores, empreendedores, criativos seres humanos, preparados para um novo mundo de oportunidades. Que somente com auto-estima, conteúdo de qualidade, formação e orientação para prática, obteremos os resultados acalentados. Os quais, atualmente, estão desconectados da realidade.

“Seja empreendedor do saber e saiba o que é aprender a empreender”.
A rede do conhecimento aplicado será infinita na era da mídia interativa e da mobilidade demográfica e digital.

Contudo, o projeto vem sendo apoiado pelo Governo de Santa Catarina, desde 1999 através das secretarias,  órgãos púbicos,  municípios catarinenses à exemplo de Zortéa, oeste catarinense e empresas de comunicação. A fim de completar o tripé da chamada sustentabilidade, a jornalista Flavia Wasserman, criadora e ministrante do projeto detectou o Departamento de Letras e Língua Estrangeira/ DLLE Italiano, no NEIITA-Núcleo de estudos Interdisciplinares do Italiano, do Centro de Comunicação e Expressão-CCE, para juntar-se à iniciativa. Aportando o projeto, sob a coordenação da professora Silvana de Gaspari, será aplicado na Extensão/UFSC, aos calouros e comunidade. Iniciando a Rede do “Apreender a empreender os nossos saberes.” Esta parceria propicia a organização, logística e a adesão de empresas catarinenses seguindo a lógica do desenvolver social e sustentável.
A Fundação Fapeu-Ufsc vai administrar toda e qualquer contribuição, seja em equipamentos e ou aporte monetário.
As empresas catarinenses participantes terão direito a participação de seus colaboradores, por semestre e a qualquer momento visitar o projeto na Ufsc, assim como, os alunos da escola publica serão contemplados com estágios nestas empresas e acompanhar o Fio da Meada na UFSC. E quando aplicarmos em outros países, a empresa fará parte da equipe, participando da documentação e propiciando o intercâmbio ativo com as outras culturas, governos, escolas publicas e universidades. Os primeiros países, empresas, órgãos públicos e universidades à aderirem ao Encontre o Fio da Meada serão os anfitrões, que abrirão caminho e darão exemplo desta rede inovadora do “Seja empreendedor do saber e saiba o que é aprender a empreender”.
Licença Creative Commons
Serbrasil- Um Jeito Brasilitario de Ler, Ver e Ouvir is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License
.

Flavia Wasserman
Jornalista
SC-01205-JP   BRF Intern. 7748
Máster Cor. Comunicação Organização S3 Studium/ Roma
Presso L´Università La Sapienza di Roma/ Itália RM
Celular +55 48 84054095

Florianópolis, 12 de Março de 2011.