Bem-querer é uma questão de pele!


Continuação abraço...

Em 2008 em meio a busca de patrocínios, universidades e organização para aplicar o projeto e querendo baixar a poeira na minha terra e juntar meus cacos, ganhei uma agenda especial de uma escola com o método e pedagogia Waldorf baseada nas observações do filósofo austríaco Rudolf Steiner sobre a entidade humana. Entre desenhos dos alunos, poemas de Cora Coralina, Tom Jobim, Cecilia Meireles e outros, mas o mais curioso e significativo: o que é ética, trabalho, o saber e progresso. Folheava lendo e intrigada.....excepcional e continuei....encantada.Retornei parando em fevereiro onde tinha o desenho de um aluno chamado Sidharta e embaixo um pensamento de Goethe:

“ Em relação a todos os atos de iniciativa e  criação existe uma verdade fundamental, cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos explêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos,a providência divina move-se também.Toda espécie de coisas ocorrem e acontecem para nos ajudar, que de outro modo não teriam ocorrido.Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão,fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção.O que quer que você possa fazer ou sonha que o possa, faça-o.Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece-o agora!”
 Precisava daquela injeção e veio, em um momento inesperado e continuei minha peregrinação para implantação do “Encontre o Fio da Meada”. Guardei o Goethe para usar no momento justo. Chegou! Julguei ideal e associei com a preciosidade da leitura notivaca e do que nos dias corridos e robóticos esquecemos totalmente, salvar a nossa pele (quinto ato _ Um dia a casa cai!). Só estamos pré-ocupados com o quando ela vai cair e nos deformar.

 Cada centímetro de pele tem:
_ 6 milhões de células que produzem a queratina,proteína presente na camada superficial da pele,e a
melanina,pigmento responsável pela cor.
_ 15 glândulas sebáceas,que secretam o sebo que,junto com o suor,forma uma camada de proteção contra agressores externos.
_ 5 folículos pilosos(poros)onde nascem os pêlos,que protegem contra o frio e dão sensíbilidade à pele.
_ 1 metro de vasos sanguíneos,que nutrem e oxigenam a pele.
_ 100 glândulas sudoríparas,que regulam a temperatura do corpo.
_ 5 metros de nervos,responsáveis pela sensibilidade da pele ao tato.
_12 pontos criossensíveis,responsáveis pela sensibilidade da pele ao frio.
_ 2 pontos termossensíveis,que deixam a pele sensível ao calor.
_ 200 pontos algesiossensíveis,responsáveis pela sensibilidade à dor.

ÀS VEZES esquecemos que somos feitos de carne, osso, sangue passando pelas veias e um bom cérebro em mal uso, na maior parte do tempo! Insistimos em viver como lata velha deteriorada. Sabe a última? Não é moda mas, pode pegar!
RIA! Dê uma tremenda gargalhada porque, neste momento, e daqui para frente seu metro quadrado é mais pele do que nunca e só você pode cuidar.
Vá de cabeça e a perca, medite usar seu corpo.

MEXA-SE!

Última:
_ A gargalhada é um ótimo exercício aeróbico.
_ Quando você explode de rir,o batimento cardíaco se acelera,os músculos do pescoço,do ombro,do abdômen se contraem e a pressão sanguínea sobe.
Aquela brincadeira do bem me quer, mau me quer......Faça ao ler, Ver e Ouvir:
_ Essa é boa!
_ Essa não é!
Ótimo exercício para combater a MIDIASÍNCRASIAS! Relendo este final do quinto ato _ Um dia a casa cai, percebi a presença da paciência e  para completar o que às vezes parece um quebra-cabeça interminável, desconexo e sem solução, com um pouco de calma tudo acaba se encaixando.
Pedi um girassol virtual do nosso jardim ao meu amado, que por sinal, na real é fotógrafo, companheiro de trabalho e de longos e inesquecíveis abraços. Compreendi a brincadeira do mal me quer e bem me quer, então refleti seriamente que bem....acho que algo de muito bom me quer! Vou em frente.

Comentários

  1. Oi Celina!!! Dei uma olhada no seu blog, também e gostei das suas iniciativas.Acho que poderiamos trocar mais.Venha ser seguidora e contribuir com teu conhecimento na área da psicologia.Já temos uma seguidora terapeuta, Érica Brandt, do RGS.Será um prazer tua contribuição e simpatia. Um abraço! Flavia Wasserman

    ResponderExcluir
  2. Só agora vi seu comentário...
    Quando tiver algum artigo no meu blog que você achar interessante, pode copiar e postar aqui no seu ok?! Bjs. Já estou me tornando sua seguidora..

    ResponderExcluir
  3. Bem Vinda ao serbrasil Celina!!!
    Vou aceitar tua oferta sim e sempre noticiar tuas boas iniciativas, pois assim Fazendo Acontecer vamos Ser mais Brasil, não acha?!!! rssss Um abração. Flavia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas