Ser Brasil

BLOG SERBRASIL

Ser Brasilitária é ter a coragem de encontrar o Fio da Meada
Quem lê o mundo e o modo como se organiza, Ouve (através de encontros e conversas) e Vê de maneira aberta e sem pré-conceitos nunca está sozinho.

Ser Brasilitária é acreditar em primeiro lugar em si, nos seus sonhos, empreender e saber que logo ali, encontrará um mundo de possibilidades. Basta ousar e lançar-se ao mundo, saindo de trás dos muros, ir para rua, conversar com todos, seguir caminhos diferentes, trilhas incomuns, sinais, rumores e acima de tudo usar a intuição do que vem a ser a sua maior vocação. Descubra-se. Dispa-se de egos e vaidades. Disponha-se a ser um “pontinho” ligando-se a um outro e formando a grande rede do conhecimento solidário.

Flavia Wass Jornalista e idealizadora do projeto Brasilitária: O Fio da Meada É Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir.

Encontre o seu!


"A linguagem não é um simples acompanhante, mas um fio profundamente tecido na trama do pensamento." Linguista Dinamarques Louis Hjelmslev

APOIOS


Ajudando a tecer

Encontre o Fio da Meada: Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir forma indivíduos que reconhecerão as suas raízes, essências e organiza futuros empreendedores do seu saber. Contamos com apoios, parcerias e patrocínio de empresas empenhadas e comprometidas com a responsabilidade social e mais: é primordial, que contenham em sua filosofia empresarial paradigmas relacionados ao bem-estar humano, a alegria, a informação, a nossa origem brasileira, um significado e, acima de tudo, valorizando o que temos de melhor no País, o ser humano!

Formando a Teia para o Entusiasmo na caminhada

O projeto Fio da Meada: Um Jeito Brasil de Ler, Ver e Ouvir busca atender a formação dos futuros trabalhadores, empreendedores, criativos seres humanos, preparados para um novo mundo de oportunidades, pois segundo pesquisa realizada, isolados em instituições de ensino e preocupados com o "sucesso" individual, estão desconectados da realidade coletiva, colaborativa e solidária.


"Se pode dar somente um presente ao teu filho, que seja o entusiasmo." Bruce Barton

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bem-querer é uma questão de pele!


Continuação abraço...

Em 2008 em meio a busca de patrocínios, universidades e organização para aplicar o projeto e querendo baixar a poeira na minha terra e juntar meus cacos, ganhei uma agenda especial de uma escola com o método e pedagogia Waldorf baseada nas observações do filósofo austríaco Rudolf Steiner sobre a entidade humana. Entre desenhos dos alunos, poemas de Cora Coralina, Tom Jobim, Cecilia Meireles e outros, mas o mais curioso e significativo: o que é ética, trabalho, o saber e progresso. Folheava lendo e intrigada.....excepcional e continuei....encantada.Retornei parando em fevereiro onde tinha o desenho de um aluno chamado Sidharta e embaixo um pensamento de Goethe:

“ Em relação a todos os atos de iniciativa e  criação existe uma verdade fundamental, cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos explêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos,a providência divina move-se também.Toda espécie de coisas ocorrem e acontecem para nos ajudar, que de outro modo não teriam ocorrido.Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão,fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção.O que quer que você possa fazer ou sonha que o possa, faça-o.Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece-o agora!”
 Precisava daquela injeção e veio, em um momento inesperado e continuei minha peregrinação para implantação do “Encontre o Fio da Meada”. Guardei o Goethe para usar no momento justo. Chegou! Julguei ideal e associei com a preciosidade da leitura notivaca e do que nos dias corridos e robóticos esquecemos totalmente, salvar a nossa pele (quinto ato _ Um dia a casa cai!). Só estamos pré-ocupados com o quando ela vai cair e nos deformar.

 Cada centímetro de pele tem:
_ 6 milhões de células que produzem a queratina,proteína presente na camada superficial da pele,e a
melanina,pigmento responsável pela cor.
_ 15 glândulas sebáceas,que secretam o sebo que,junto com o suor,forma uma camada de proteção contra agressores externos.
_ 5 folículos pilosos(poros)onde nascem os pêlos,que protegem contra o frio e dão sensíbilidade à pele.
_ 1 metro de vasos sanguíneos,que nutrem e oxigenam a pele.
_ 100 glândulas sudoríparas,que regulam a temperatura do corpo.
_ 5 metros de nervos,responsáveis pela sensibilidade da pele ao tato.
_12 pontos criossensíveis,responsáveis pela sensibilidade da pele ao frio.
_ 2 pontos termossensíveis,que deixam a pele sensível ao calor.
_ 200 pontos algesiossensíveis,responsáveis pela sensibilidade à dor.

ÀS VEZES esquecemos que somos feitos de carne, osso, sangue passando pelas veias e um bom cérebro em mal uso, na maior parte do tempo! Insistimos em viver como lata velha deteriorada. Sabe a última? Não é moda mas, pode pegar!
RIA! Dê uma tremenda gargalhada porque, neste momento, e daqui para frente seu metro quadrado é mais pele do que nunca e só você pode cuidar.
Vá de cabeça e a perca, medite usar seu corpo.

MEXA-SE!

Última:
_ A gargalhada é um ótimo exercício aeróbico.
_ Quando você explode de rir,o batimento cardíaco se acelera,os músculos do pescoço,do ombro,do abdômen se contraem e a pressão sanguínea sobe.
Aquela brincadeira do bem me quer, mau me quer......Faça ao ler, Ver e Ouvir:
_ Essa é boa!
_ Essa não é!
Ótimo exercício para combater a MIDIASÍNCRASIAS! Relendo este final do quinto ato _ Um dia a casa cai, percebi a presença da paciência e  para completar o que às vezes parece um quebra-cabeça interminável, desconexo e sem solução, com um pouco de calma tudo acaba se encaixando.
Pedi um girassol virtual do nosso jardim ao meu amado, que por sinal, na real é fotógrafo, companheiro de trabalho e de longos e inesquecíveis abraços. Compreendi a brincadeira do mal me quer e bem me quer, então refleti seriamente que bem....acho que algo de muito bom me quer! Vou em frente.